Andando Pela Fé

Criar uma Loja Virtual Grátis
Andando Pela Fé

Andando pela Fé

Texto: “E recebeu o sinal da circuncisão* como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado”. Romanos 4: 11,12.

 

Introdução:

Hoje vamos falar sobre a importância de se andar pela fé. Assim como uma criança aprende a dar seus primeiros passos, a equilibra-se, adquirir confiança até conseguir andar sozinha, assim, acontece conosco. Em nossa caminhada teremos muitos obstáculos, mas poderemos vencê-los pela fé. Andar pela fé é o grande desafio da vida cristã “o justo viverá pela fé”. A fé é a garantia que temos que Deus vai realizar aquilo que ele prometeu.

Nessa lição tomaremos como base o patriarca Abraão. Aprenderemos com ele exercícios práticos para andarmos pela fé.

 

Andar pela fé é:

1. Crer que Deus pode mudar qualquer situação adversa. Romanos 4: 17.

Abraão já era velho e seu corpo já estava amortecido (perdido o vigor), sara era estéril e agora estava velha. Foi nesse contexto que Deus gerou um grande milagre. Assim, nasceu Isaque, o filho da promessa. Deus pode mudar qualquer situação adversa, desde que creiamos nele, assim como Abraão. Quando pratico esse exercício estou andando pela fé.

 

2. Esperar mesmo que tudo aponte para derrota. Romanos 4: 18.

Existe diferença de esperança do verbo Esperar e esperança do verbo Esperançar.

Esperança do verbo esperar leva as pessoas a dizer: “EU ESPERO QUE ESSE ANO AS COISAS DEEM CERTO”, “EU ESPERO QUE AS COISAS MUDEM”. Essa esperança é do verbo esperar. Por isso elas se frustram.

Esperança do verbo esperançar leva-nos num nível mais alto, pois, ela nos mostra que ainda que todas as circunstâncias apontem que tudo vai dar errado, Nós continuamos esperando um milagre. Isso é andar pela fé.

A esperança genuína não é pensamento fantasioso, mas uma firme segurança em algo não visível e ainda futuro.

 

3. Dar glória a Deus pelo que vai receber, mesmo antes de receber. Romanos 4: 20

A Bíblia diz que Abraão não enfraqueceu na fé, embora tivesse motivos para isso (v. 19), nem ainda, duvidou em seu coração das promessas de Deus (v. 20a), antes ele praticava um exercício espiritual que demostrava sua fé. Ele aprendeu a agradecer pelo seu milagre mesmo antes de recebê-lo. Essa pratica o fortalecia a cada dia.

Quando damos glórias a Deus pelo nosso milagre antes de recebê-lo, estamos praticando um exercício poderoso que gera grandes milagres.

* Jesus agradeceu pela ressurreição de Lázaro estando ele ainda morto (João 11. 41, 42).

* Paulo falando sobre oração ele nos ensina a orar com ações de graças. (Filipenses 4: 6).

Tenha um coração agradecido a Deus, mesmo que você ainda não tenha alcançado o seu milagre. Enquanto alguns vão diante de Deus pedindo, vá diante Dele agradecendo. Isso é andar pela fé.

 

Conclusão:

Assim como aprender a andar exige treinamento e prática, do mesmo modo andar pela fé exige de nós, no mínimo esses três exercícios. Se praticarmos confiando na fidelidade de Deus ele irá nos recompensar com ricas bênçãos (v 21).

 

Que Deus vos Abençoes em Cristo!

Pr. Elias Castro